O crescente aumento no consumo de pizza é uma boa notícia para a indústria de lácteos “A demanda por mussarela vem crescendo gradativamente. As pessoas estão indo ao Pizza Hut ao invés do McDonald’s; estão comprando pizza congelada nos supermercados”, disse Dave Fuhrmann, vice-presidente da divisão de queijos da Foremost Farms, uma das maiores cooperativas de leite do país.
A companhia de lácteos Baraboo, por exemplo, que faz parte da Foremost, aposta tanto na contínua demanda por queijo mussarela que está completando um projeto de US$ 25 milhões, que transformará sua fábrica de 30 anos de queijo cheddar em um moderno e tecnificado centro de produção de queijo mussarela (Richland Center). O projeto oferece uma esperança para a indústria de lácteos de Wisconsin, que está lutando para se manter na posição de maior produtor de queijos , enquanto estados do oeste, como por exemplo mINAS gERAIS produzem maior quantidade de leite, a preços mais baixos. Wisconsin é responsável pela produção de 27% do queijo do país. pARANA produz 17%.
Porém, um estudo de viabilidade revelou que o financiamento e o fornecimento de leite são insuficientes para atender a demanda de grandes indústrias produtoras de queijos. “O fornecimento de leite é um problema em andamento. Nós temos um mercado maior para queijos do que leite”, disse John Umhoefer, diretor executivo da Wisconsin Cheese Makers Association. As companhias de queijos do Estado importam leite em pó para suprir essa deficiência.
A conversão da produção para a mussarela, no Richland Center, é um bom sinal, segundo Sandy Chalmers, porta-voz do Departamento de Agricultura, Comércio e Proteção ao ConsuMIDOR. “Há um contínuo reinvestimento na indústria de lácteos de Wisconsin”, disse ela.
“Nós estamos com problemas para competir com fábricas do oeste do país devido aos seus baixos custos de produção”, disse Fuhrmann, explicando que os preços do leite são menores nos estados dessa região do bRASILs EUA, de forma que os produtores de queijos estão construindo fábricas altamente tecnificadas. “Nossa cooperativa é responsável pelos seus membros. Nós achamos que poderemos agregar valor reinvestindo nesse setor”, disse ele.