Fazendo pizzas
Para as atividades que seguem será necessário que cada criança confeccione discos fracionários a partir de um modelo fornecido. Serão utilizados, para cada aluno, um inteiro, 2/2, 4/4, 8/8 e, para cada dupla, um dado com os numerais: 0, 0, 1, 1, 1, 1.
A construção do material pode ser proposta como tarefa extraclasse; os discos devem ser recortados e pintados em cores previamente combinadas. Sugiro discos de raio 10 e as cores branca para o inteiro, vermelha para os meios, roxa para os quartos e marrom para os oitavos.
As crianças compõem duplas e, primeiramente, deve ocorrer a exploração do material e os recobrimentos das peças. Essa parte da atividade é muito importante, porque os alunos verificarão as equivalências entre as frações e descobrirão, por exemplo, que 2/4 cobrem 1/2, 4/8 cobrem 1/2, 2/2 cobrem o inteiro, 6/8 cobrem 3/4, e assim por diante.
Depois da exploração, o professor pode fazer questionamentos aos grupos, tais como:
- o que é maior, o inteiro ou dois meios?
- o que é maior, oito oitavos ou quatro quartos?
- quantas peças roxas são necessárias para cobrir uma peça vermelha?
- quantas peças marrons são necessárias para cobrir uma peça roxa?
- quantos oitavos cobrem um meio?
- o que é maior, três peças roxas ou quatro marrons?
- se eu tiver três quartos, como posso completar o inteiro?
- se eu tiver um meio, como posso completar o inteiro?
E venham as receitas!
As duplas terão como desafio produzir receitas de pizzas envolvendo os discos fracionários meios, quartos e oitavos. Cada pizza deverá ser formada por, pelo menos, dois sabores (cores). A turma poderá relacionar as cores aos sabores de pizza. Assim, por exemplo, cada meio pode ser uma porção de pizza de calabresa, cada quarto representa uma fração de pizza de berinjela e cada oitavo é uma fatia de pizza de chocolate.
As receitas serão escritas através de frases aditivas, tais como mostra a figura abaixo:
As crianças gostam muito de realizar esta atividade e as frases aditivas surgem espontaneamente para registrar as “receitas”. Quero salientar que não é intuito explicar, neste momento, a adição de frações heterogêneas.
Jogo de completar o inteiro
Em duplas e de posse do dado, cada jogador fica com o seu material (inteiro, meios, quartos e oitavos).
Há três fases para o jogo. Na primeira, utilizam-se apenas as peças marrons (oitavos) e o inteiro, além do dado. Cada jogador posiciona o inteiro à sua frente e, na sua vez, lança o dado que determina quantas peças marrons devem ser colocadas sobre o inteiro. Vence o jogo aquele que primeiro completar seu inteiro com peças marrons (oitavos).
Para a segunda fase do jogo são utilizados o inteiro, os oitavos (peças marrons) e os quartos (peças roxas). Cada jogador posiciona o inteiro à sua frente e, na sua vez, lança o dado que determina quantas peças marrons devem ser colocadas sobre o inteiro. Cada duas peças marrons podem ser trocadas por uma roxa e, se o jogador fizer a troca, terá direito de jogar novamente. Vence o jogo aquele que primeiro completar seu inteiro.
Na terceira fase são utilizadas todas as peças. Como anteriormente, cada jogador posiciona o inteiro à sua frente e, na sua vez, lança o dado que determina quantas peças marrons devem ser colocadas sobre o inteiro. Cada duas peças marrons podem ser trocadas por uma roxa e cada duas peças roxas podem ser trocadas por uma vermelha. Se o jogador fizer esta última troca, terá direito de jogar novamente. Vence o jogo aquele que primeiro completar seu inteiro.
É importante salientar que o aluno estabelece uma relação entre a fração e a cor utilizada na construção dos discos fracionários. Assim, aos poucos, ele vai associando cor-fração e criando uma imagem mental para essas frações.
O mesmo jogo pode ser proposto para outras famílias de frações, tais como, inteiro – quintos – décimos ou inteiro – terços – sextos ou, ainda, inteiro – terços – sextos – nonos. O grande mérito dessa atividade é formar grupos (famílias) de frações em que é possível estabelecer correspondências. Assim, aos poucos, os estudantes apropriam-se dos conhecimentos adquiridos sobre os conceitos e não os esquecem nunca mais.
Fração de ingredientes
O objetivo da atividade descrita a seguir é trabalhar o conceito de fração sob a ideia de divisão a partir de um inteiro discreto, ou seja, constituído por um conjunto de objetos que podem ser fichas ou tampinhas. Para continuar na brincadeira das pizzas, poderemos supor que sejam rodelas de calabresa ou cubinhos de queijo. Que tal?
Sendo assim, os alunos continuam em duplas e ficam com os mesmos discos fracionários já mencionados (inteiro, meios, quartos e oitavos) e, ainda, em torno de 30 fichas ou tampinhas.
O professor solicita que cada estudante forme o inteiro com os quartos e distribua igualmente 20 fichas sobre as partes. Os alunos descobrirão que 1/4 de 20 dá 5, que 2/4 de 20 dá 10 e assim por diante.
E quanto é 3/8 de 16?
Para responder a essa questão os alunos tomam os oitavos e 16 tampinhas e, em seguida, distribuem igualmente as tampinhas sobre os oitavos.
Depois de garantida a compreensão do processo de divisão envolvida no conceito de fração de forma concreta, é possível propor atividades similares sem os discos. Para isso, os alunos deverão pensar quais os cálculos são necessários para encontrar as frações de um conjunto de objetos.
Professor, há muito mais a sugerir no ensino de frações. Em um próximo artigo darei continuidade.
Teste essas ideias e me envie os comentários!
Referências
COMO dobrar um papel em terços. Disponível em: http://pt.wikihow.com/Dobrar-um-Papel-em-Ter%C3%A7os
Bibliografia Consultada
MARANHÃO, Cristina S. de A.; IMENES, Luiz Márcio P. Jogos com frações. Revista do Ensino de Ciências, n. 14, p. 47-51, set. 1985