Guardar e requentar uma pizza do jeito errado pode resultar em uma fatia molhada ou seca demais. Não existe um método mágico para fazer a pizza ficar com gosto de pizza fresca de novo, mas se você usar a técnica certa para guardar e aquecer, você pode fazer um prato que seja gostoso e satisfatório como devia ser. Leia aqui para mais informações sobre como guardar e requentar os restos de pizza.
Método 1 de 4: Guardar Pizza
1 – Sempre prepare para guardar. Colocar a caixa de pizza direto na geladeira irá inevitavelmente resultar em uma pizza umedecida. A umidade do molho de tomate, dos vegetais e da carne irão vazar pela massa. Quanto mais fina for a casca, mais molhada a pizza vai ficar. Tire a pizza da caixa e demore alguns minutos preparando-a para guardar.
Forre um prato ou uma embalagem com tampa com papel toalha.
Coloque a pizza sobre os papéis toalha e coloque mais papéis sobre a pizza.
Cubra o prato com um com um plástico filme, ou tampe se estiver usando uma vasilha com tampa.
2 – Guarde na geladeira se pretende comer logo. Guardar a pizza na geladeira vai fazer com que resfrie e não estrague, mas não vai mudar tanto a textura como se fosse congelar.
3 – Coloque no freezer para guardar por dois dias ou mais. Quanto mais tempo a pizza ficar na geladeira, mais úmida vai ficar. Por isso, se quiser deixar para a próxima semana, é melhor colocar no freezer. Coloque em uma vasilha com tampa, com várias folhas de papel toalha. Você pode guardar no freezer deste modo por até vários meses.
4 – Prepare para requentar a pizza. A pizza não deve ir direto da geladeira ou freezer para o forno. Para conseguir a melhor textura possível, deixe descongelar e ficar na temperatura ambiente primeiro.
Método 2 de 4: Requentar a Pizza no Forno
1 – Preaqueça o forno a 200 graus. Deixe o forno aquecer totalmente antes de colocar a pizza. O resultado final vale a espera – especialmente se você estiver aquecendo uma pizza inteira. Se colocar cedo demais no forno, ela pode ficar mole nos lugares errados. Se fizer do jeito certo, este método irá resultar em uma pizza com um gosto bem parecido com o original.
2 – Coloque a pizza em uma assadeira e coloque no forno. Se tiver uma pedra de pizza, é melhor ainda, pois é feito especialmente para distribuir o calor. Se não tiver, uma assadeira ou forma serve.
Se alguma das coberturas da pizza parecer menos gostoso do que antes, retire antes de colocar a pizza no forno. Considere colocar coberturas novas na pizza, como tomate fresco, manjericão, champinhons ou outros vegetais frescos. Você pode também colocar um pouco de azeite ou salpicar queijo fresco.
3 – Cozinhe a pizza por 15 minutos. Verifique algumas vezes para conferir o progresso. Quando a pizza estiver pronta, o queijo deve estar borbulhante e a massa crocante com bolhas. Retire do forno e saboreie.
Método 3 de 4: Requentar a Pizza em uma Tostadeira
1 – Preaqueça a tostadeira a 250 graus. Certifique-se de que esteja totalmente aquecida antes de colocar a pizza, ou a textura vai mudar. Este método resulta em uma pizza mais crocante embaixo e quente em cima.
2 – Coloque as fatias de pizza na tostadeira. A maioria das tostadeiras são pequenas, por isso este método é melhor para uma ou duas fatias. Se tiver mais, terá que esquentar algumas fatias por vez.
3 – Asse a pizza por 10 minutos. Verifique na tostadeira quando o queijo parecer derretido e borbulhante, estará pronto para comer.
Método 4 de 4: Requentar a Pizza em uma Panela
1 – Aqueça uma panela de ferro no fogo médio. Este método é ótimo para pizzas de massa grossa que estejam um pouco úmidas. Se não tiver uma panela de ferro, serve uma frigideira.
2 – Coloque as fatias de pizza em uma frigideira e cubra. Cobrir a pizza irá ajudar a derreter o queijo e aquecer as coberturas enquanto a massa vai ficando crocante embaixo.
3 – Cozinhe a pizza até que o queijo esteja derretido. Depois de cinco minutos, verifique a pizza para saber se está pronto. Se o queijo estiver derretido e a massa parecer crocante, retire da panela.
Se o queijo estiver derretido mas a massa estiver úmida, retire a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos antes de tirar do fogo.
Fonte: http://pt.wikihow.com