Você sabia que comer pizza faz bem? Calma, não é para sair devorando meia calabresa e meia bacon! Vamos explicar: alguns ingredientes utilizados na massa e no recheio da pizza são fonte de nutrientes para o nosso corpo.
O molho de tomate, por exemplo, é rico em licopeno, uma substância importante na prevenção de cânceres e doenças do coração. A massa da pizza é feita de carboidratossimples, que dão energia e ajudam na nutrição das células do sistema nervoso. Já o queijo é fonte de cálcio e ajuda na manutenção dos dentes, ossos e cartilagens. Temperos como o orégano e o manjericão auxiliam na digestão e são antiinflamatórios.
Mas é claro que comer pizza todo dia não faz ninguém mais saudável. Apesar de todos esses benefícios ela é rica em gordura animal, por conta de ingredientes como cheddar, catupiry e bacon. Quando consumidos em excesso, esses itens podem trazer problemas como o colesterol alto.
Na verdade, o maior benefício da pizza é emocional. Estar em contato com os amigos e compartilhar esse momento com uma boa conversa aumenta a autoestima e dá a sensação de bem estar. Comer uma coisa que você gosta faz bem para a saúde emocional. É só não exagerar! Tudo em excesso faz mal, mas todo alimento pode ter uma opção mais saudável, se você souber escolher os ingredientes certos. Algumas dicas para uma sexta-feira de pizza:
1. Que tal escolher a pizza integral, que é rica em fibras e beneficia o intestino? Se não tiver essa opção, escolha ingredientes como abobrinha, pimentão, cogumelos, palmito, tomate, milho para o recheio;
2. O que você acha de fazer a sua pizza em casa? Você pode montá-la com ingredientes mais saudáveis ou experimentar fazer uma pizza sem queijo. Se quiser uma pizza doce, prefira as que têm frutas;
3. Coloque sempre uma folha verde na sua pizza. Os restaurantes sempre têm rúcula e salsa, pelo menos. Peça uma porção generosa em cima de qualquer sabor, assim você vai comer as porções diárias de vegetais recomendadas e ainda vai consumir fibraspara ajudar a processar os ingredientes menos saudáveis.